(Des)Construção do Belo

Belo Antes:
Me peguei pensando por diversas vezes na resposta para a pergunta: "O que é belo para mim?". Então escolhi as três fotos abaixo:

Marliéria
15/03/2015

Parque Estadual do rio doce
07/02/2016

Parque Estadual do rio doce
07/02/2016
Em todas as fotos eu quis ressaltar a riqueza de detalhes que a natureza nos proporciona, é uma beleza que se renova a cada dia e nos permite diferentes olhares e sensações; seja na simplicidade de uma flor ou nas diferentes formas e tons que o céu adiquire ao longo do dia.
Em uma entrevista para a HostelBookers, o fotógrafo recifense Alex Uchôa disse:
"Durante a produção das fotos procuro, na medida do possível, trazer para a imagem a minha resposta emocional ao ser posto em contato com a paisagem fotografada. De que forma aquela paisagem me encantou, quais os elementos da cena que mais me tocaram, quais os sentimentos que experimentei ao ver a cena pela primeira vez. Toda esta carga emocional deve de alguma forma estar presente na imagem fotografada."
E foi exatamente isso que tentei transmitir ressaltanto a flor na primeira imagem, e o céu nas outras duas fotografias; a beleza que encanta e traz brilho ao olhar. O belo está nesses detalhes, como as paisagens refletidas sobre a àgua. É algo que nunca vou me cansar de ver, que todos os dias terei a sensação de ser a primeira vez que vejo algo tão maravilhoso, e será amor à primeira vista.

Belo Depois:
Após a leitura de alguns textos passados pela professora Amanda e discussão do assunto com alguns dos colegas, percebi que o belo é algo pessoal. Nem sempre o que é belo para mim vai ser belo para o outro e que não precisa ser necessariamento algo bonito e perfeito.
Belo, de verdade, é aquilo que me traz à lembrança algum momento ou pessoa, algo importante. Sem me preocupar com estética ou beleza geral, sendo isso apenas complemento, não a essência.
Ao ler o artigo do site FSTOPPERS sobre a importância do preto e branco nas fotografias, entendi que esse filtro, P&B, tira a distração das cores para focar nos detalhes, ou seja, elementos que compõe a imagem e sentimentos que nelas são expressos.
Foi exatamente por isso que escolhi o preto e branco na edição das imagens abaixo, para focar apenas nos sentimentos que elas transmitem para mim. Amor, paz, alegria, são exemplos que se encaixam em todas elas.
A primeira, é uma foto minha com minha vó, do último passeio que fizemos juntas. Ela é como mãe para mim, após a morte do meu pai quando eu era criança, ela ajudou minha mãe a cuidar de mim. Ela é um exemplo de força, superação e garra. Os três primeiros filhos morreram antes mesmo de nascer, mas logo teve nove filhos, hoje vivos e com saúde, o meu vô já se foi e ela já passou por diversas cirurgias, mas ela continua de pé e não tira o sorriso do rosto, além de sempre tem um mimo pra mim, já que sou sua neta favorita. Sempre sabe quando estou triste e me oferece colo e me acalenta.
A segunda é da minha última comemoração de aniversário, quando fiz 19 anos, ao meu lado está minha mãe, Lucinha, e meu irmão, Teuller. Eles são meus amores, meus xodós, eu os amo tanto e com toda certeza, dou o meu máximo para que tenham orgulho de mim.
A terceira imagem é de quando participei do Miss Teen Minas Gerais, onde meus amigos e minha família foram me prestigiar no evento, o meu nome era o mais ecoado de toda a plateia. Não tem como esquecer esse momento. Ver as pessoas que amo, mesmo não tendo ganhado o título, na frente do palco gritando o meu nome, gritando "você será sempre a nossa Miss, nossa menina", depois de todo esforço e todo trabalho, não tem preço. Ainda digo a eles que ganhei o melhor presente, muitos não tinham a quem abraçar no final da noite, mas eu tinha vários abraços, sorrisos e quem chorar comigo. No final apareceram na porta do hotel onde eu estava hospedada para o concurso, onde cada um me deu uma rosa e meu irmão era o último segurando uma fita para amarrar o buquê. Ele foi quem mais me apoiou, sou muito grata por ter me permitido sonhar. O prêmio de melhor torcida, com certeza, é deles!

Parque Estadual do Rio Doce
07/02/2016

Meu Aniversário
13/12/2015
